XIX COPA DOS CAMPEOES DE FUTSAL 2024

REGULAMENTO GERAL

Art. 1º  - O Empresário Claiton Almeida em parceria com a Prefeitura Municipal de Esteio elabora este campeonato com a finalidade de promover e incentivar o esporte entre os municípios do nosso estado, intensificando o relacionamento entre as agremiações.

Art. 2º  - Este campeonato tem como coordenador o Empresário Claiton Almeida em parceria com a Prefeitura Municipal de Esteio.

Art. 3º  - Todos os atletas e dirigentes inscritos nesta competição estarão sujeitos às normas que regem este regulamento.

Art. 4º  - Os jogos serão realizados de acordo com as regras oficiais da Federação Gaúcha de Futebol de Salão. Salvo os ajustes constantes neste regulamento.

Art. 4.1º FORMULA DE DISPUTA:

Masculino adulto livre:

1 FASE:

40 equipes divididos em 10 grupos de 4 equipes, classificando 03 melhores de cada grupo e/os 02 melhores 4 colocados;

2 FASE:

32 equipes jogos eliminatórios, sendo os confrontos conforme classificação geral (ex: 01 geral X 32 geral);

3 FASE:

16 equipes jogos eliminatórios, sendo os confrontos conforme classificação geral (ex: 01 geral X 16 geral);

4 FASE:

08 equipes jogos eliminatórios, sendo os confrontos conforme classificação geral (ex: 01 geral X 08 geral);

5 FASE:

Semi final, jogos eliminatórios, sendo confronto conforme classificação geral (ex: 01 X 04 geral);

Master 40:

1 FASE:

12 equipes divididos em 3 grupos de 4 equipes, classificando 02 melhores de cada grupo e/os 02 melhores 03 colocados;

2 FASE:

08 equipes jogos eliminatórios, sendo os confrontos conforme classificação geral (ex: 01 geral X 08 geral);

3 FASE:

04 equipes disputam a Semi final classificação geral (ex: 01 geral X 04 geral);

Art. 5º  - O limite de inscrição por equipe para o campeonato será de 25 (vinte e cinco) atletas, mais 04 (quatro) da Comissão Técnica, que serão os seguintes: Treinador, Massagista e os dois últimos deverão ser profissionais da área, (professor de Educação Física e Médico tendo que comprovar com documento para poder atuar nos jogos de sua equipe).

Único – Somente estará liberado a disputar a XIX Copa dos Campeões Edição 2024 equipes e atletas que estiverem disputando Campeonato Estadual Gaúcho Serie Bronze (FGFS) Liga 3 (Liga Gaúcha de Futsal), base Federados ano 2023.

Somente poderão ser membros da Comissão Técnica as pessoas com idade mínima superior a 18 (dezoito) anos completos na data do início da competição. É vedado a qualquer membro da equipe acumular funções ou se transferir de funções durante o jogo, caso seja constatado o fato a equipe será responsável pela perda dos pontos da partida, isentando o anotador de avisá-lo.

Art. 6º  - Atletas não poderão participar por equipes diferentes durante a realização do campeonato. Obs: Será permitido atletas jogar por equipes diferentes caso categorias diferentes, ex. adulto masculino e/ou master40.

Todo atleta que assinar a ficha de inscrição por mais de uma equipe, terá sua condição de jogo cassada e não poderá participar do campeonato, mesmo que uma das equipes em que o mesmo estiver assinado, o libere.

Único - A Equipe que utilizar atleta e ou dirigente irregular em qualquer jogo do campeonato, sujeitar-se-á: ·

Perda automática de seis pontos pela equipe infratora independente do resultado; ·

Para efeito disciplinar e de estatística serão computadas todas as ocorrências do jogo;

O número de pontos ganhos pela equipe infratora no jogo será computado normalmente;

A equipe adversária não será beneficiada com os pontos eventualmente perdidos pela equipe infratora.

A irregularidade de participação de atleta configura-se pelo não cumprimento de suspensão automática por força de cartão vermelho, ou ainda, por punição aplicada pela Junta de Justiça Desportiva e não cumprida·.

- Mesmo a equipe tendo sido penalizada pela inclusão de atleta ou membro de comissão técnica, suspenso automaticamente, não fica extinta a punição de suspensão aplicada, sendo apenas caracterizado o cumprimento da suspensão quando o punido deixar efetivamente de tomar parte em um jogo oficial.

Art. 7º  - Os atletas e comissão técnica deverão apresentar, obrigatoriamente, a seguinte documentação antes do início da sua partida:

Carteira de identidade, Carteira oficial da FGFS ou LIGA GAÚCHA DE FUTSAL documento com foto que tenha o número do RG e/ou CPF, sendo aceito somente documentos originais;

Em caso de perda ou roubo é necessário a apresentação do boletim de ocorrência;

Não será aceito qualquer outro tipo de identificação para atletas e membros da comissão técnica, em hipótese alguma.

Único- Os atletas poderão ser inscritos até o termino da 1ª FASE. Os atletas a serem inscritos não poderão ter participado ou estarem inscritos na ficha de inscrição por qualquer outra equipe participante da competição;

Art. 8º  - Qualquer equipe inscrita na competição terá direito de protestar sobre qualquer outra equipe, dentro do tempo previsto até 24(vinte e quatro) horas após a partida.; A equipe interessada deverá encaminhar a Coordenação um protesto relatando o(s) fato(s). Este protesto deverá ser encaminhado a coordenação do campeonato devidamente documentado.

Art. 9º  - Os jogos serão disputados exclusivamente com bolas oficiais, Marca KAGIVA fornecidas pela Coordenação do campeonato.

Art. 10º  - Poderá fazer parte do banco de reservas os seguintes integrantes: 10 (dez) atletas reservas; 1(um) treinador; 1 (um) massagista; um preparador físico e 1 (um) médico, todos devidamente identificados na súmula.

Art. 10.1º  - Os atletas reservas deverão usar, obrigatoriamente colete fornecido pelo evento. O atleta que não cumprir esta determinação não poderá permanecer no banco de reservas. Ao atleta de quadra que, eventualmente, substituir o goleiro, será exigido o uso de camiseta de jogo de cor diferente dos atletas participantes, não precisa ser com mesmo número que estava jogando, mas também não poderá ser com mesmo número de seus companheiros de time relacionados em sumulas, não sendo permitido o uso de colete nestas condições.

Art. 10.2º  - Caso haja semelhança na cor dos uniformes, a equipe que estiver do lado esquerdo da tabela deverá efetuar a respectiva troca no prazo máximo de 15(quinze) minutos. Conforme solicitação do arbitro principal.

Art. 10.3º  - Nas costas e na frente das respectivas camisas, preferencialmente, serão colocadas numeração de (01 a 99). É obrigatório o uso de caneleiras. As meias deverão estar erguidas (caso haja numeração nos calções a mesma deverá ser igual ao das camisetas, inclusive dos goleiros). O capitão da equipe deverá estar identificado. O árbitro principal será o responsável pelo cumprimento destas obrigações.

Art. 11º  - Nenhum jogo oficial poderá ser iniciado com menos de 5 (cinco) atletas em cada equipe, e nenhum jogo poderá ter continuidade se uma das equipes, ou ambos, ficarem com menos de 3(três) atletas.

Se uma equipe ficar reduzida a menos de 3 (três) atletas perderá os pontos do jogo, mantendo-se o escore se estiver perdendo, ou marcando-se o escore de (1 x 0) no caso da equipe faltosa estar vencendo ou empatando o jogo.

se as duas equipes ficarem reduzidas a menos de 3(três) atletas, o jogo será considerado como tendo sido disputado não marcando-se pontos para ambos.

Art. 12 º  - A duração da partida será de dois tempos de 20 (vinte) minutos corridos, só parando o cronômetro nos 02 (dois) últimos minutos de cada tempo e ou quando solicitado por um dos Árbitros. O controle do tempo será feito em placar eletrônico completo. Ocorrendo avaria no placar antes do início do jogo e não sendo possível o seu conserto até o horário constante da tabela, o controle do tempo será feito manualmente.

Art. 13 º  - Os atletas e membros da comissão técnica deverão ser relacionados na súmula antes do início do jogo. Somente poderá participar do jogo o atleta que, chegando até enquanto estiver ocorrendo o 1º período, salvo apresentado ao anotador da partida devidamente fardado, com documentação e estiver relacionado na súmula.

Art. 14º  - Toda equipe que não comparecer até o horário previsto no carnê, será considerada perdedora (W.O.), pelo escore de 2x0. Para seu adversário. Único – Caso o W.O. seja concretizado, os resultados anteriores referente à equipe infratora serão mantidos e os demais jogos terão o escore de 2x0 em favor da equipe adversária.

Art. 15º  - A tolerância para a caracterização do W.O. será de 15 (quinze minutos) a contar do horário fixado na tabela, somente para o primeiro jogo da rodada. Único – Somente o Árbitro principal da partida poderá aplicar o W.O.

Art. 16 º  - As equipes não poderão entregar os pontos umas às outras, se ocorrer este fato, será considerado W.O., salvo se for feito acordo anterior em reunião com o coordenador do campeonato, e desde que ambas efetuem o pagamento da taxa de arbitragem.

Art. 17º  - A aplicação de cartões disciplinares, estabelecidos nas regras oficiais de futsal, nas cores amarela (advertência) e vermelho (expulsão) constitui medida punitiva que tem por objetivo refrear violências individuais e coletivas. Sujeitar-se-á ao cumprimento de suspensão automática e consequente impossibilidade de participar do jogo subsequente o atleta ou membro de comissão técnica que receber 1 (um) cartão vermelho; A suspensão automática somente se concretiza quando o atleta ou membro de comissão técnica deixa de participar efetivamente de um jogo realizado. - O controle de suspensão de atletas será responsabilidade das equipes.

Art. 18º  - A partida suspensa por mau tempo, será jogada novamente no seu tempo integral, em nova data e horário marcado pela coordenação do campeonato, conforme relatório do árbitro principal da partida. Isto somente ocorrerá caso não tiver 2/3 (dois terços) do tempo regulamentar, do contrário a partida será encerrada e o placar será o constante no momento do encerramento. Se for encerrada por distúrbios, conflitos ou indisciplina geral, o árbitro fará seu relatório e entregará o mesmo à coordenação do campeonato, a qual tomará as providências cabíveis. A equipe que for causadora da suspensão da partida, perderá os pontos a favor da equipe adversária. Indo após o julgamento para apuração dos fatos.

Art. 19 º  - Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação do evento, conforme o caso.

Art. 20º  - O presente regulamento está subordinada ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Art. 21º  - A coordenação não se responsabilizará por nenhum tipo de acidente ocorrido antes, durante ou após o término da partida.

Art. 22º  - A coordenação poderá, a qualquer momento da disputa e ao seu critério, modificar datas, horários, locais de jogos, expedir resoluções e ou marcar reuniões, para dirimir dúvidas e/ou fixar normas a respeito deste regulamento.

Art. 23º  - A pontuação para classificação geral do campeonato, será a seguinte;

Vitória: 03 pontos.

Empate: 01 ponto.

Derrota:00 ponto.

Art. 24º  - Os critérios de desempate, dentro da fase, serão os seguintes:

1o – Número de vitórias

2o - Confronto direto(somente entre duas equipes).

3o – Disciplina.

4o – Gols contra.

5o – Gols a favor.

6o – Sorteio.

Único: A partir das oitavas de finais caso a partida termine empatada, serão cobradas 05 (cinco) penalidades alternadas, caso persista o empate, uma penalidade alternada até ocorrer o desempate.

Art. 25º  - Contagem de pontos para disciplina:

Cartão amarelo.........................................................................20 pontos.

Cartão Vermelho......................................................................50 pontos.

Suspensão além da automática..............................................100 pontos

Art. 26º  - Critérios de desempate na disciplina:

1º - Menor número de suspensões além da automática.

2º - Menor número de cartões vermelhos.

3º - Menor número de cartões amarelos.

4º - Sorteio.

Art. 27º  - As equipes não terão direito a veto em relação à escolha de arbitragem, cabendo sua escalação a coordenação do campeonato ou Associação contratada.

Art. 28º  - As equipes ficam expressamente proibidas de recorrer à Justiça Comum.

Art. 29º  - Todo o atleta, dirigente ou integrante da comissão técnica que agredir fisicamente atletas da equipe adversária, atletas da mesma equipe, equipe de arbitragem, comissão de serviços e comissão organizadora, será afastado do campeonato automaticamente até a data prevista para o seu julgamento.

Art. 30º  - Total de 15(quinze), poderão participar da partida, alterando a regra oficial que prevê a participação de no máximo 12(doze) atletas por partida.

Art.: 31º  - Fica proibida a presença e o uso de qualquer tipo de instrumento musical (percussão, sopro, buzinas de qualquer espécie e outros artefatos que perturbem o andamento do jogo) em ginásios antes, durante e após os jogos. § Primeiro: O árbitro e/ou o delegado da competição fará o relato desta infração em súmula. § Segundo: O não cumprimento deste artigo acarretará na perda dos pontos para a equipe adversária, se for constatado o vínculo entre a equipe e a torcida (torcedor).

Art. 32º  - A premiação será a seguinte:

CATEGORIA MASCULINO LIVRE:

Campeão: 01 Cheque valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) + 01 Troféu

Vice Campeão: R$ 10.000,00 (dez mil reais) + troféu

03 Lugar: R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

04 Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

05 Lugar: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais)

06 Lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais)

Destaque partida final: 01 Troféu

CATEGORIA MASTER40:

Campeão: 01 Cheque valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) + 01 Troféu

Vice Campeão: R$ 5.000,00 (cinco mil reais)

3 Lugar: R$ 2.000,00 (dois mil reais)

4 Lugar: R$ 1.000,00 (hum mil reais)

Destaque partida final: 01 Troféu

O prazo para pagamento da premiação será de 30 (trinta) dias corridos após a data da final do evento.